Domingo, 17 de Outubro de 2021
23°

Pancada de chuva

Brasilândia - MS

Utilidade Pública INCÊNDIO CISALPINA

Prefeito de Brasilândia informa as ações de combate a incêndio nas áreas rurais e na Reserva Cisalpina

Prefeito explicou como estão as ações para o combate ao incêndio

20/08/2021 às 11h28 Atualizada em 20/08/2021 às 11h38
Por: Redação
Compartilhe:
ASSECOM PMB
ASSECOM PMB

O prefeito de Brasilândia, Dr. Antonio Thiago esteve em transmissão ao vivo pela Página da Prefeitura na manhã desta sexta-feira (20), onde informou sobre as principais ações da Prefeitura em conjunto com o Corpo de Bombeiros e demais frentes para combater o incêndio que afetou a Reserva Particular do Patrimônio Natural Cisalpina, os Reassentamentos Santana, Santa Emília, Pedra Bonita e fazendas que estão em Brasilândia.

 

 

Segundo Dr. Antonio com base na informação do Corpo de Bombeiros, estima-se que já foram queimados até o momento 6 mil hectares, entretanto, o número ainda não é exato, pois o incêndio ainda está acontecendo. O foco das equipes é apagar o incêndio e só depois poderá ser feito o levantamento através de um satélite.

 

HISTÓRICO

O prefeito lembrou que os primeiros focos apareceram na Reserva Cisalpina na terça-feira (17), sendo que a equipe já estava em monitoramento, entretanto, por se tratar de uma propriedade privada foi necessário autorização dos responsáveis, sendo a Cesp e o Instituto Votorantim para apagar o incêndio.

 

MOBILIZAÇÃO

A partir daí já houve uma mobilização entre a Prefeitura, Corpo de Bombeiros, empresas que prestam serviço para Suzano e Eldorado, usinas de álcool do Estado de São Paulo, a Caeté e Rio Vermelho, além de voluntários e produtores rurais ajudando a apagar os focos de incêndio.

 

Além disso, o prefeito ressaltou que a equipe está aceitando voluntários para ajudar a apagar os focos, na qual as pessoas terão suporte das brigadas que estão trabalhando dia e noite.

  

“São em média 100 pessoas que estão atacando os focos de incêndio, além de quatro aeronaves, sendo duas do Governo do Estado e duas da Cesp, pois tem muitas regiões de difícil acesso e os maquinários não conseguem chegar para apagar o fogo”, disse Dr. Antonio, que também agradeceu a todos que estão se mobilizando direta ou indiretamente nas ações de combate a incêndio em Brasilândia.

 

O prefeito também lamentou que estão morrendo muitos animais que estão até em extinção e que foram remanejados para a Reserva Cisalpina e em propriedades rurais. “Estamos fazendo uma somatória de esforços para minimizar as mortes dos animais. É muito triste”, falou.

 

PREFEITURA NO COMBATE A INCÊNDIOS

O prefeito salientou que a ocorrência de incêndios em propriedades rurais e até na Reserva acontecem devido as geadas e a falta de chuvas e como isso tem se tornado rotina nos últimos anos, a Prefeitura adquiriu ano passado um caminhão pipa para controlar os pequenos focos.

 

Entretanto, o prefeito reconheceu que o maquinário não é o adequado e prova disso foram as queimadas que aconteceram em locais de difícil acesso e o transporte não consegue chegar até onde o fogo está acontecendo.

 

A Prefeitura fez a contratação de um outro caminhão e desde maio já estava operando nas atividades de molhar estradas e focos de incêndio.

 

Além disso, várias autoridades se reuniram em maio para discutir sobre o assunto e em junho a Prefeitura iniciou o levantamento para contratação de uma equipe para trabalhar no combate ao incêndio. Todo o processo licitatório foi parcialmente finalizado nesta semana e agora está encaminhando para a contratação da empresa que ocorrerá no máximo de sete a dez dias.

 

“Há as tramitações burocráticas e em breve essa equipe atuará em nossa cidade”, disse.

 

Por fim, o prefeito ressaltou que o incêndio de grande proporção e de difícil acesso e que a Prefeitura junto com outras frentes de serviço estão trabalhando para acabar com o fogo nas áreas que ainda estão em chamas.

Brasilândia - MS Atualizado às 21h45 - Fonte: ClimaTempo
23°
Pancada de chuva

Mín. 22° Máx. 31°

Seg 28°C 20°C
Ter 25°C 18°C
Qua 27°C 17°C
Qui 29°C 15°C
Sex 31°C 17°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Enquete
Ele1 - Criar site de notícias