Segunda, 08 de Março de 2021
(67) 9 9632-0879
Saúde Saúde

Você e o Doutor: Mindfulness melhora o bem-estar no câncer

O médico Antonio Sproesser entrevista o oncologista Carlos José de Andrade sobre o papel desse tipo de meditação na doença

23/02/2021 23h10
9
Por: Redação Fonte: R7

Quatro episódios do podcast Você e o Doutor estão sendo dedicados ao "Desafio de 21 dias por um futuro sem câncer".

A iniciativa foi lançada no Dia Mundial de Combate ao Câncer, em 4 de fevereiro, pelo Instituto Oncoguia e pela UICC (União Internacional pelo Controle do Câncer). O objetivo é conscientizar sobre os fatores de risco evitáveis para o desenvolvimento de tumores malignos.

Neste episódio, o quarto e último da série, o médico Antonio Sproesser entrevista o oncolgista Carlos José de Andrade, do Inca (Instituto Nacional de Câncer), sobre a técnica de meditação mindfulness e seu papel no tratamento e na prevenção do câncer. Ele é mestre em Saúde Coletiva e em Gestão de Tecnologias em Saúde. 

Andrade explica que o objetivo do mindfulness é entender dinâmica da mente e melhorar a percepção de bem-estar. "Estudos mostram que a depressão e a ansiedade são melhoradas no paciente com câncer, além de reduzir o estresse, ajudar a manter o engajamento na atividade física o no aspecto alimentar, uma vez que a pessoa estará presente em cada momento da vida", afirma.

Ele orienta como começar a praticar o mindfulness e como esse tipo de meditação contribui para uma melhor qualidade de vida, inclusive em familiares de pacientes. 

Ele1 - Criar site de notícias