Quarta, 28 de Julho de 2021
(67) 9 9632-0879
Utilidade Pública INAUGURAÇÃO

Castramóvel Municipal de Brasilândia é inaugurado e já está em funcionamento

A Inauguração foi feita na manhã deste sábado (17)

17/07/2021 11h47 Atualizada há 2 semanas
146
Por: Redação
ASSECOM PMB
ASSECOM PMB

Foi inaugurada oficialmente neste sábado (17), no Parque Akira Otsubo, o funcionamento do Castramóvel em Brasilândia. O prefeito Dr. Antonio Thiago acompanhou a primeira cirurgia de castração em cão do sexo masculino. 

 

Participaram da inauguração a secretária municipal de Saúde, Adeliza Abrami, o secretário-adjunto de Saúde, Gilmar Soares, as vereadoras Néia Halsback e Márcia Amaral, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Gredson Moura, o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipal, Nilson Oliveira Júnior e a líder da ONG SOS PET, Rhiana Talayeh.

 

Em sua fala, o prefeito explicou o objetivo desta nova ação na Cidade. "O Castramóvel servirá para controlar a procriação dos animais em Brasilândia. Nesse primeiro momento vamos atender a demanda urbana e depois vamos avançando para outras locais", disse. 

 

  O secretário-adjunto Gilmar explicou que a partir da próxima semana a Prefeitura vai disponibilizar um cadastro no site da prefeitura, para a solicitação para castração de animais. 

"Vamos atender conforme a demanda da população. Vamos atender na área rural, Debrasa e Reassentamentos e em breve vamos divulgar como será feito esses trabalhos", disse Gilmar.

 

A vereadora Néia falou em nome da Câmara Municipal e também como surgiu a iniciativa de implantar um Castramóvel em Brasilândia.  “Essa foi uma conquista para o município e vai beneficiar os animais e agradeço a todos que se empenharam. Com o apoio da Câmara Municipal, por meio das emendas parlamentares, agradeço aos vereadores que se preocuparam com a causa", disse Neia que também parabenizou Rhiana pela iniciativa da ONG e a dona Zenaide da Costa Soares, que faleceu recentemente e era defensora da causa.   

 

A representante da ONG SOS Pet também falou da sua alegria do Município ter um Castramóvel para atender a população. “Agradeço ao prefeito, a todos envolvidos e isso será muito importante para nossa população de animais, porque tem aumentado muito a demanda de abandono. Deixo a conscientização para a população para castrar os animais de estimação e também os que estão abandonados na rua, pois essa atitude vai facilitar a doação para as pessoas", disse Rhiana.

 

Somente nesta manhã foram castrados 4 gatos e dois cachorros. A princípio, a castração será em gatos do sexo macho e fêmea e em cachorro somente em macho. 

 

CASTRAMÓVEL

O Veículo tipo trailer, zero quilômetro e foi adaptado para Unidade móvel, que conta com sala de preparo pré-operatório, sala de cirurgia e sala de pós-operatório/recuperação anestésica. 

 

O castramóvel também possui ar-condicionado,  mesa de atendimento clínico em inox; mesa auxiliar inox; pia embutida em inox profunda; suportes com ganchos para máquinas de tosa e aspiradores portáteis; suporte para soro de parede, em aço inox.

 

A aquisição do trailer foi no valor de R$ 149.000,00, além da contratação de uma veterinária para realizar os procedimentos cirúrgicos.

Ele1 - Criar site de notícias